A partir de 2017, o próprio estudante será responsável por fazer seu cadastro no ENADE. Com essa mudança do MEC, você assume o comando desse processo de mostrar para o mundo o grande profissional que se tornou.

APRESENTAÇÃO

O ENADE, Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de Estudantes, constitui-se em um dos instrumentos de avaliação do Curso de Graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861, de 14/04/2004, e realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O ENADE tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação. São avaliadas as habilidades acadêmicas para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e às competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Seus resultados produzem dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil. Assim, serão construídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

Esse exame visa, dentre seus objetivos, que, através da prova, o estudante expresse o que aprendeu ao longo do curso, além de avaliar, por meio de questionário socioeconômico, a instituição, no que se refere à infraestrutura e à organização. Mas, acima de tudo, é uma ferramenta de diagnóstico para aprimoramento dos cursos.

Será de responsabilidade do Estudante acompanhar todos os atos, portarias e comunicados referentes aos procedimentos estabelecidos no Edital Nº 26/2017.


CURSO AVALIADO


PEDAGOGIA


Unidade Salvador

Ciências Biológicas
Engenharia – Elétrica em Automação
Engenharia – Elétrica em Telecomunicações e computação
Engenharia De Produção Química
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia Mecatrônica
Sistema de Informação

Unidade Feira de Santana

Engenharia. Ambiental
Engenharia Civil
Sistema de Informação

Unidade Itabuna

Engenharia. Ambiental
Engenharia Civil
Sistema de Informação

Unidade Jequié

Engenharia Civil
Sistema de Informação

Unidade Vitória da Conquista

Engenharia Civil
Sistema de Informação

DATAS IMPORTANTES

DATAS
ATIVIDADE
RESPONSÁVEL

14/08 a 03/09/2017
Solicitação pelos estudantes de Atendimento Especializado e/ou Específico: http://enade.inep.gov.br
Estudante

14/08 a 29/09/2017
Cadastro dos Concluintes Regulares pelo estudante: http://enade.inep.gov.br
Estudante

04/09 a 26/11/2017
Preenchimento do Questionário Socioeconômico pelo estudante: http://enade.inep.gov.br
Estudante

13/11/2017
Divulgação dos Locais de Prova: http://enade.inep.gov.br
INEP

26/11/2017
Realização da prova ENADE 2017
Estudante

22/12/2017 a 31/01/2018
Período de solicitação de Dispensa dos estudantes através da IES.
Estudante e IES

05/02 a 23/02/2018
Período de Solicitação de Dispensa dos estudantes através do sistema INEP: http://enade.inep.gov.br
Estudante e INEP


PERGUNTAS FREQUENTES

Por meio do resultado do desempenho dos estudantes de um determinado curso, associado a itens como perfil socioeconômico do aluno, perfil dos docentes do curso, entre outros, é calculado o Conceito Preliminar do Curso (CPC), que influencia diretamente no cálculo do IGC (Índice Geral de Cursos) e, portanto, na credibilidade do curso e também da Instituição.
O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.
Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela IES.
O estudante concluinte habilitado ao Enade que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).
As provas são aplicadas por instituição ou consórcio de instituições contratadas pelo Inep que comprove capacidade técnica em avaliação e aplicação, segundo o modelo proposto para o Exame, e que atenda aos requisitos estabelecidos no projeto básico do Enade.
A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha.
O Inep tornará disponível o acesso eletrônico ao Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao Enade, por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br, que permitirá à IES registrar no histórico escolar do estudante a situação dele junto ao Enade.

ETAPAS PARA O ESTUDANTE


CADASTRO DOS CONCLUINTES REGULARES


SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO - ESTUDANTES


PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO - ESTUDANTES


PROVA

Após o Cadastro do ​Estudante e Preenchimento do Questionário Socioeconômico o estudante deverá acessar o sistema: http://enade.inep.gov.br para verificar o local de realização da prova, sendo de responsabilidade do Estudante sua verificação.

HORÁRIO DA PROVA: No dia de realização do Exame, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário oficial de Brasília-DF, sendo vedada a entrada do Estudante após o fechamento dos portões. A aplicação da prova terá início às 13h30min, horário oficial de Brasília- DF, em todas as Unidades da Federação.


DISPENSA E JUSTIFICATIVA DE AUSENTES

Estudantes habilitados ao ENADE 2017 que não participarem da prova realizada no dia 26 de novembro de 2017 poderão solicitar dispensa do Exame.

Período de solicitação de Dispensa através da IES
Das 10h do dia 22/12/2017 às 23h59min do dia 31/01/2018, horário oficial de Brasília DF
Período de Solicitação de Dispensa através do Inep
Das 10h do dia 05/02/2018 às 23h59min do dia 23/02/2018, horário oficial de Brasília DF

A solicitação de dispensa formal apresentada pelo estudante, a ser eletronicamente apresentada para análise, deverá conter, obrigatoriamente, o original ou a cópia autenticada do documento comprobatório do impedimento de participação no Enade 2017.

Os documentos comprobatórios deverão ser digitalizados em um único arquivo, exclusivamente em formato PDF.

Os critérios para deferimento das solicitações de dispensa estão disponíveis no Anexo I do Edital No 26/2017.

O Estudante é responsável pela veracidade das informações apresentadas.

No período de 22 de dezembro de 2017 a 31 de janeiro de 2018 o estudante deverá protocolar o pedido de dispensa na Coordenação de seu curso, que, no caso de deferimento, deverá registrar no sistema por meio do ambiente do Coordenador no Sistema Enade, disponível no endereço: http://enade.inep.gov.br.
Os Estudantes que tiverem seu pedido de dispensa indeferido junto à IES, poderão solicitar recurso ao Inep, exclusivamente por meio do Sistema Enade, disponível no endereço: http://enade.inep.gov.br, no período de 05 de fevereiro de 2018 a 23 de fevereiro de 2018.

No período de 05 de fevereiro a 23 de fevereiro de 2018 o estudante poderá protocolar o pedido de dispensa na página do INEP: http://portal.inep.gov.br, seguindo rigorosamente as instruções para registro da solicitação de dispensa e a inserção eletrônica dos documentos comprobatórios estabelecidos no Edital No 26/2017.

A relação de Estudantes com pedidos de recurso deferidos será divulgada na Página do Inep na data provável de 23 de março de 2018, no endereço: http://enade.inep.gov.br

O Estudante que tenha solicitação de dispensa do ENADE 2017 deferida terá regularidade perante o Exame somente se apresentar preenchimento completo do Questionário Socioeconômico do Estudante.

TIRE SUAS DÚVIDAS CONOSCO

Faculdade da Cidade - Todos os direitos reservados