Financiamento


Fies

27-11-2007

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) financia estudos para universitários. Este programa, que é também financiado pelo MEC, está disponível para alunos a partir do 1º semestre e que apresenta uma renda familiar dentro dos limites do Programa. Maiores informações podem ser obtidas no site do MEC ou na Coordenação do FIES, situado no edifício Nobre, andar térreo da Faculdade da Cidade.

O que é?
O Programa de Financiamento Estudantil - FIES é destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
O financiamento é concedido, mediante assinatura de Contrato de Abertura de Crédito pelo estudante, responsável legal (se estudante menor de 18 anos e não-emancipado, conforme determina o novo Código Civil Brasileiro, em vigor desde 12/01/2003), fiador (es) e cônjuge do(s) fiador (es), com a CAIXA.

Quem pode concorrer?
O FIES destina-se a estudantes sem condições de arcar com os custos de sua formação, regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior - IES não gratuitas, devidamente cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Além disso, para receber o financiamento, o estudante não pode ter sido previamente beneficiado nem pelo extinto Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC), nem pelo FIES.

A partir de 2005, o FIES passou a conceder financiamento também aos estudantes selecionados pelo PROUNI - Programa Universidade para Todos para recebimento da bolsa parcial de 50%, regularmente matriculados em cursos de graduação. O FIES pode ser utilizado por estes estudantes para pagamento de 25% do valor da mensalidade. Os bolsistas parciais do PROUNI não participam dos processos seletivos regulares do FIES, sendo designados períodos específicos para concessão do financiamento.

Como e quando fazer a inscrição?
A única forma de ingresso no Programa é mediante participação em Processo Seletivo de candidatos ao financiamento, de modo a garantir a democratização do acesso ao FIES e, conseqüentemente, ao ensino superior. Os candidatos poderão se inscrever nos sites da CEF (Caixa Econômica Federal), www.caixa.gov.br, e do MEC, www.mec.gov.br. Depois de preencher o cadastro eletrônico, os estudantes deverão imprimir o protocolo em duas vias e entregá-las na própria IES para a validação da inscrição.

Como é feita a pré-seleção dos candidatos?
Os critérios de seleção são definidos pelo MEC a cada processo seletivo. Estes critérios são impessoais e transparentes e levam em consideração o perfil socioeconômico dos candidatos.
 

As Modalidades de Financiamento pelo FIES

Opção Fiança Convencional:

Os Interessados devem informar 01 ou 02 fiadores, desde que a renda somada seja:

• 1) Pelo menos, uma vez o valor da mensalidade COM desconto, no caso de estudante bolsista do ProUni;
• 2) Pelo menos, duas vezes o valor da mensalidade COM desconto, para os demais estudantes.

Opção Fiança Solidária:

A fiança solidária é aquela oferecida reciprocamente por estudantes beneficiários do FIES, matriculados na mesma IES e no mesmo local de oferta de curso e reunidos em grupo composto por no mínimo 03 (três) e no máximo 05 (cinco) integrantes, por meio do qual cada integrante se compromete como fiador solidário da totalidade dos valores devidos individualmente pelos demais. Cada estudante poderá participar de apenas um grupo de fiadores solidários, sendo vedada a participação no mesmo grupo de fiança solidária membros de um mesmo grupo familiar. Além disso, não é permitido aos membros do grupo o oferecimento de outro tipo de fiança a qualquer estudante beneficiário do FIES. Para a celebração dos contratos de financiamento, todos os membros do grupo de fiadores solidários deverão comparecer conjuntamente na mesma agência bancária para contratar o financiamento em uma mesma data.

Opção Fundo Garantidor:

Fazendo opção por esse tipo de garantia o estudante fica dispensado da apresentação de fiador(es) ou formação de fiança solidária. Essa modalidade de garantia é destinada a estudante matriculado em curso de licenciatura, a estudante que possua renda familiar mensal bruta per capta de até 1 (um) salário-mínimo e ½ (meio) e a estudante bolsista parcial do Prouni e que optar por FIES no mesmo curso em que é beneficiário da bolsa. Além disso, a instituição de ensino onde o estudante estiver matriculado deverá ter optado pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo - FGEDUC.  
 




Fale conosco

Fechar
  • As respostas serão dadas num prazo de 48h.

(c) IMES, Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia S/C Ltda - Copyright 2010 - Todos os direitos reservados.
Praça da Inglaterra, nº 2, Comércio, Salvador - Bahia. CEP 40.015-140