Ex-aluna exibe documentário na Saraiva

08-04-2011
A jornalista Lucymar Soares, ex-aluna da Faculdade da Cidade do Salvador, estará exibindo o Documentário Martim Gonçalves e o Teatro Baiano, no Espaço Cultural Castro Alves (Livraria Saraiva – Salvador Shopping), no próximo sábado (09), às 18h.  

O documentário é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso orientado pela professora, também jornalista, Doris Pinheiro com consultoria da atriz e escritora Jussilene Santana.

O objetivo do vídeo é resgatar a memória, fazendo um recorte na história do teatro na Bahia, em destaque, as conquistas de Martim Gonçalves no período de 1956 a 1961 na Escola de Teatro da Universidade da Bahia.

“Minha pretensão foi construir um registro da preservação da memória no período em que Martim Gonçalves atuou frente à Escola de Teatro da Universidade da Bahia. Bem como, o legado que ele deixou para a cultura da Bahia e do Brasil, uma vez que, essa escola foi à primeira fundada no Brasil”, explica Lucymar.

A recém-graduada em jornalismo é mineira, poeta, membro da Academia de Cultura da Bahia, membro correspondente da Oficial Academia Tijuquense de Letras /SC no Estado da Bahia e integrante da equipe do Fala Escritor.

Personalidades como os atores Roberto Assis e Maria Moniz (ex alunos de Martim) Gideon Rosa (ator e jornalista), Deolindo Checcucci os principais pesquisadores do tema Martim Gonçalves e o Teatro Baiano como Jussilene Santana (atriz e pesquisadora) Raimundo Matos de Leão (professor e pesquisador) e Aninha Franco (pesquisadora), o diretor da Escola de Teatro da UFBA Daniel Marques, Tássio Ferreira ( aluno/ator/professor), Fernanda Silva ( Aluna/atriz/professora) são nomes que compõem esse projeto.

Trata-se de um vídeo documentário pioneiro. Segundo a jornalista, não há nenhum registro em vídeo da passagem de Martim na Bahia.


 




Fale conosco

Fechar
  • As respostas serão dadas num prazo de 48h.

(c) IMES, Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia S/C Ltda - Copyright 2010 - Todos os direitos reservados.
Praça da Inglaterra, nº 2, Comércio, Salvador - Bahia. CEP 40.015-140