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19-02-2008

BIBLIOTECA JOSÉ SOARES PINHEIRO

A biblioteca José Soares Pinheiro proporciona serviços voltados ao apoio dos processos de ensino, pesquisa e extensão, de toda a comunidade acadêmica e de seu entorno.
Para tanto, o acervo da biblioteca está em constante processo de renovação e expansão. As aquisições de materiais informacionais são realizadas com base nas solicitações e necessidades definidas pelas coordenações dos cursos, de acordo com os planos de cursos e com o projeto pedagógico da Instituição, além de considerar sugestões da comunidade acadêmica.
A biblioteca José Soares Pinheiro conta com um moderno sistema de automação de acervos, o Pergamum, no qual encontram-se catalogados todos os itens informacionais disponíveis na biblioteca, além de dar suporte aos serviços de busca/consulta, empréstimo, devolução, renovação e reserva de livros. Desse modo permite-se que a comunidade acadêmica conheça melhor o acervo e usufrua de todos os serviços do sistema com qualidade e comodidade.

 

RECURSOS INFORMACIONAIS

A comunidade acadêmica conta com uma variedade de recursos informacionais que dão suporte à suas pesquisas:
  • Acervo geral de livros (didáticos, paradidáticos, literatura);
  • Catálogo On-line, através do Sistema Pergamum;
  • Comutação bibliográfica (COMUT);
  • Multimeios (CDs, DVDs, VHS), são disponibilizados unicamente para consulta local;
  • Obras de referências (almanaques, dicionários, enciclopédias, guias), são disponibilizadas exclusivamente para consulta local;
  • Periódicos nacionais e estrangeiros são disponibilizados excepcionalmente para consulta local;
  • Trabalhos de conclusão de curso (TCC) são disponibilizados somente para consulta local;
  • Videoteca.
  • Wireless (ponto de Internet).

SERVIÇOS OFERECIDOS

Consulta ao acervo:

Poderá ser feito por meio do Sistema Pergamum, na própria biblioteca, ou à distância através qualquer computador conectado à internet (catálogo on-line). A consulta permite localizar todos os itens informacionais disponíveis na Biblioteca.

Empréstimo/devolução domiciliar:

Permitido à toda comunidade acadêmica da Faculdade da Cidade do Salvador, o empréstimo será efetuado mediante a apresentação do cartão de acesso da Faculdade ou documento com foto (RG, CNH, CT, Passaporte).
Os únicos itens informacionais disponíveis para empréstimos domiciliares são os livros,CD se DVDs que acompanham livros e da Cidade Digital)CDs, DVDs e VHS que não   acompanham livros ou não fazem parte da Cidade Digital) só poderão ser ouvidos/assistidos na videoteca da biblioteca.
Os Periódicos estão disponíveis apenas para consulta local e fotocópias.
O número máximo de obras emprestadas, bem como o prazo de devolução, varia de acordo com a categoria do usuário.

  

Livros
 Categora de Usuário Quantidade de volumes Dias
Alunos Graduação  3 Livros
 7 
Alunos de Pós-graduação  2 Livros  15
Professores
 3 Livros
 15
Funcionários
 2 Livros
 7

 

                                          MULTIMEIOS
(CDs e DVDs que acompanham livros ou fazem parte da Cidade Digital) 

 Categora de Usuário Quantidade de volumes Dias
Alunos Graduação  3   7 
Alunos de Pós-graduação  2  15
Professores
 3   15
Funcionários
 2   7

 

Alunos de graduação em fase de conclusão de curso além de ter direito à mesma quantidade de livros e multimeios que os demais alunos (3 livros e 3 multimeios por 7 dias corridos) têm a prerrogativa de pegar como empréstimos adicionais mais 2 livros e 2 multimeios com um prazo menor para devolução (3 dias corridos). Alunos de pós-graduação em fase de conclusão de curso também usufrui do mesmo direito (2 livros e 2 multimeios por 15 dias corridos) com a prerrogativa de pegar como empréstimos adicionais mais 2 livros e 2 multimeios com um prazo menor para devolução (3 dias corridos).
OBS. 1: Independentemente da quantidade de livros e multimeios emprestados toda a comunidade acadêmica terá direito a pegar como empréstimo mais 2 livros de literatura por um prazo 15 dias corridos.

OBS. 2: O empréstimo/devolução domiciliar é um serviço EXCLUSIVAMENTE PRESENCIAL.
 
Renovação de materiais informacionais:

Poderão ser renovados de 2 maneiras: presencialmente ou pela internet, desde que o usuário esteja com a situação regular na biblioteca e o livro não esteja em reserva.

OBS. 1: Os 2 livros de literatura a que todos têm direito e os 2 livros adicionais para os alunos concluintes só poderão ser renovados presencialmente.
OBS. 2: Só serão permitidas três renovações consecutivas pela Internet.

OBS. 3: Para ter acesso ao serviço de renovação via Internet, o aluno deverá antes de tudo registrar presencialmente uma senha de acesso na biblioteca. Para acessar o Portal da Faculdade da Cidade, e realizar a renovação dos materiais informacionais, o aluno poderá clicar na opção “Espaço do Aluno” ou digitar o endereço: http://biblioteca.faculdadedacidade.edu.br , e clicar na opção “Acesso Usuário”.
 
Reserva de materiais informacionais:

Poderão ser feitas pela Internet ou presencialmente. A obra requisitada para reserva ficará disponível para empréstimo domiciliar por um prazo de 30 horas (contados a partir do momento de chegada do livro na biblioteca), caso o aluno perca esse prazo o livro será disponibilizado automaticamente para o próximo inscrito na lista de reserva.

OBS. 1: Para abrir reserva é imprescindível que não haja na biblioteca nenhum exemplar disponível para empréstimo.
OBS. 2: O aluno só poderá se inscrever na lista de reserva se não estiver com situação irregular na biblioteca.
OBS. 3: Está vetado o uso do livro de reserva para consulta na biblioteca ou fotocópia.
OBS. 4: Para ter acesso ao serviço reserva via Internet o aluno deverá adotar o mesmo procedimento já descrito acima, na “Obs. 3” do item “Renovação de materiais informacionais”.
 
Guarda volumes:

Os armários serão disponibilizados aos alunos e demais usuários, somente no momento em estiverem utilizando a parte interna da biblioteca (acervo, sala de estudos em grupo, videoteca e periódicos).
É de inteira responsabilidade do aluno/usuário a devolução da chave do armário em perfeitas condições de uso.

OBS. 1: Ficará o aluno/usuário responsável por arcar com todas as despesas financeiras em caso de danificação ou perda das chaves.
OBS. 2: Caso o aluno/usuário saia do acervo portando a chave ou não a devolva no mesmo dia em que a requisitou sofrerá suspensão, não podendo utilizar os serviços da biblioteca, por um prazo de 07 (sete) dias corridos.
OBS. 3: Em caso de reincidência dessa infração o aluno/usuário sofrerá suspensão, não podendo utilizar os serviços da biblioteca, por um período de 30 (trinta) dias corridos.
 

PENALIDADES

Em caso de atraso na devolução materiais informacionais, será cobrada multa proporcional à quantidade de livros vezes o números de dias úteis.
O valor da multa por atraso é de R$ 2,00 (dois reais).
O aluno, professor ou funcionário que ultrapassar o tempo previsto (60 minutos) com o material de consulta (livros de consulta, multimeios, obras de referência e periódicos, TCCs) em mãos pagará multa de R$ 2,00 (dois reais).
Caso o material de consulta seja levado para casa o aluno pagará R$ 2,00 (dois reais) por cada obra, além de ficar suspenso de utilizar os serviços da biblioteca por 30 (trinta) dias corridos.
Em caso de reincidência terá o mesmo custo financeiro, porém ficará suspenso de utilizar os serviços da biblioteca por 60 (Sessenta) dias corridos.
Havendo novas reincidências o aluno, professor ou funcionário terá o mesmo custo financeiro além de perder o direito de utilizar os serviços da biblioteca durante um semestre inteiro.

 

ADESÃO AOS SERVIÇOS DA BILBIOTECA

O aluno só poderá usufruir dos serviços da biblioteca após a assinatura do CONTRATO DE ADESÃO AOS SERVIÇOS DA BIBLIOTECA. Desta forma ficará ciente de todas as normas e procedimentos para utilização dos seus serviços e equipamentos, bem como as penalidades em casos de infrações às normas.

OBS.: Para maiores esclarecimentos consulte o CONTRATO DE ADESÃO AOS SERVIÇOS DA BIBLIOTECA.
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h
Sábados de 8h às 12h
*Recesso Acadêmico: segunda a sexta-feira 8h às 20h e aos sábado não funciona.
 

ALÔ Biblioteca

Coordenação: Helena Santos - Bibliotecária
Tel.: (71) 3254-6010 
e-mail:   Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail

 

 




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