acessibilidade.jpg

Acessibilidade

15-10-2014

Apresentação

A acessibilidade é um fator de inclusão e de responsabilidade social. A Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Desse modo, a Faculdade da Cidade, por ser uma Instituição de Ensino Superior socialmente responsável, vem implementando nas suas instalações melhorias que favorecem a acessibilidade de toda comunidade acadêmica, bem como dos cidadãos que necessitam utilizar os serviços disponibilizados pela Instituição.

OBJETIVO

A Faculdade da Cidade pretende, com isso, que o paradigma de qualquer tipo de preconceito, discriminação e/ou algo que equivalha seja minimizado e extinguido na IES e na sociedade como um todo.

PLANEJAMENTO

Corroborando com as demandas legais afeitas a estas questões, a Faculdade da Cidade vem trabalhando nas dimensões de Acessibilidade Atitudinal, Arquitetônica e Metodológica.

ACESSIBILIDADE ATITUDINAL

Estão sendo realizadas campanhas de conscientização para colaboradores em diversos espaços da IES. As mesmas estão aplicadas em cartazes contendo mensagens referentes aos cuidados necessários com os portadores de deficiência física, mensagens nas TVs localizadas em diferentes espaços na Instituição, papeis de parede nos computadores, cartilhas explicativas e seminários de sensibilização.

Ainda nesta dimensão será criada uma campanha de respeito aos idosos e as gestantes que merecem e precisam, também, de cuidados e atendimentos preferenciais.


ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA

Nesta questão, a Faculdade da Cidade vem implementando em suas unidades de ensino ações que visam garantir o acesso a todos os espaços físicos da Instituição.

Com intuito de promover facilidade ao transitar nas suas instalações, os deficientes visuais contarão agora com um piso tátil e as sinalizações em braile para que os mesmos tenham condições de circular e localizar salas e laboratórios.


ACESSIBILIDADE METODOLÓGICA

A Acessibilidade Metodológica busca garantir a formação e sensibilização dos professores para que os mesmos utilizem metodologias de ensino que garantam o uso de estilos de aprendizagem diferentes, estimulando assim a participação e acesso de todos os estudantes, com ou sem deficiência.

 

Com isso a Faculdade da Cidade vem mantendo uma comunidade acadêmica equânime e, como uma natural consequência, formando cidadãos conscientes e socialmente responsáveis.

 

Download das Políticas Institucionais

 

 

 




Fale conosco

Fechar
  • As respostas serão dadas num prazo de 48h.

(c) IMES, Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia S/C Ltda - Copyright 2010 - Todos os direitos reservados.
Praça da Inglaterra, nº 2, Comércio, Salvador - Bahia. CEP 40.015-140