Docentes participam de oficina de Currículo por Competências

20-01-2016
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Com o objetivo de dar seguimento à Oficina de Currículo por Competências, docentes dos cursos de Saúde da Faculade da Cidade se reúnem nesta quarta e quinta-feira, dias 20 e 21 de janeiro, para realizar o planejamento da ação com ênfase na interdisciplinaridade.

A atividade que faz parte do Programa de Inovação Acadêmica da Instituição conta com a participação dos facilitadores Roberto de Armas Urquiza, professor doutor há 50 anos na Universidad de La Habana, em Cuba, e a integrante do Núcleo de Qualidade Acadêmica da Rede FTC, professora doutora Letícia Sampaio Suñé.

Currículo por Competências

O Programa de Inovação Curricular tem como objetivo melhorar o desenvolvimento do aprendizado do estudante permitindo não apenas a formação tradicional, mas uma formação para a vida, no qual se forme um cidadão com pleno domínio da sua profissão.

“Não queremos formar alunos que repetem conceitos, mas que utilizam conceitos para fazer, explica Roberto de Armas.

De acordo com o professor, o perfil do aluno é o foco do programa. Ele destaca ainda a importância do planejamento das disciplinas de forma integrada. “Não podemos ver uma disciplina de forma isolada, mas sempre relacionada com as demais e voltadas para competências, não apenas ao conteúdo”, diz.

Defendendo a ideia de que “o conhecimento não é nada se não se sabe o que fazer com ele”, Roberto de Armas enfatiza que dentro da visão de Currículo por Competências, valores como ética e cidadania, condutores do comportamento social, deixam de ser apenas conceitos e são transformados em ações.

“O resultado é a aprendizagem”, simplifica o professor, resumindo a proposta de Inovação Curricular que está sendo implantada na Instituição para que o estudante domine os três saberes: O saber ser, o saber aprender e o saber como fazer.

Para a professora Letícia Suñé, “é fazendo que conseguimos compreender”. E os docentes da Instituição estão aprendendo na prática a elaborar o plano de ensino e aprendizagem. Durante todo o dia de hoje eles trabalham em grupos para elaborar propostas interdisciplinares, cuja apresentação amanhã (21), no final da tarde, encerra a oficina.

 




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